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Yasushi

O blog da Anabela Marcelino

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03
Dez17

Kaizen

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Kaizen é uma palavra de origem japonesa, que significa mudança para melhor, normalmente usado para uma melhoria contínua na vida em geral, pode ser aplicado em casa, socialmente, bem como nas nossas vidas profissionais. O método Kaizen iniciou-se após a 2ª guerra mundial, quando os Estados Unidos enviaram alguns conselheiros para o Japão para ajudar a erguer a economia.

Um dos conselheiros, William Eduard Deming (14 outubro de 1990), foi um engenheiro americano, estatístico, professor, autor e consultor de gestão. Especializou-se em física matemática. Deming foi mais conhecido pelo seu grande desempenho no Japão após a 2ª grande guerra mundial. Esse trabalho feito com os grandes líderes da indústria japonesa, ficou conhecido pelos japoneses como o “milagre económico”, devido ao pós grande guerra, e o Japão começou a erguer-se da crise tornando-se a maior economia do mundo.

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O método kaizen tem origem no sistema de gestão do grupo japonês Toyota que está hoje presente em mais de 35 países do mundo e em milhares de empresas de 14 setores de atividade. Chama-se Kaizen (em japonês: “kai = mudar” + “zen = melhor”), foi fundado em 1985, na Suíça, por Masaaki Imai, e tem como objetivo a "melhoria contínua" de forma sustentada nas empresas em que o método é implementado, não tanto através de investimento financeiro mas sim através do aumento de produtividade, rentabilização, motivação de recursos, otimização de trabalho, redução de tempo e custos, adaptação às mudanças do mercado, melhor funcionamento do departamento de logística, diminuição de stock, ter apenas o que realmente é necessário, maior organização, menos desperdícios, redução de distância de picking e aumento da sua produção. Com a crise as empresas aprenderam a procurar novas metodologias de aperfeiçoamento, a gerir melhor os seus stocks não criando excedentes e desperdícios, e a ter melhores resultados a menor custo, muitas delas recorrendo ao método Kaizen.

 

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               Kaizen é um sistema que envolve todos, desde a administração até à equipa de limpeza. Todos são encorajados a apresentar sugestões de melhoria regularmente.

Também um consumidor quer um produto ou um serviço que seja da “melhor” qualidade, preço mais baixo, e de preferência “agora mesmo”. Sabemos que devemos estar continuamente a melhorar um produto ou um serviço, porque a concorrência é feroz e é preciso estar competitivo no mercado tanto a nível qualitativo como no preço final para os clientes. Por isso acho que as empresas devem melhorar continuamente para manter a sua atividade no mercado, não podemos estar á espera, temos de olhar constantemente para uma melhoria continua.

 

PS: Alguém tem esta metologia na sua empresa?

 

Informação retirada de artigos cientìficos, texto do trabalho meu e do meu grupo da UA, curso de Gestão, A.Marcelino,B.Silva, D. Apostol, R. Santos

 

 

 

 

www.yasushi.pt

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